No Censo 2010, mais de 190 mil recenseadores visitaram 67,6 milhões de domicílios nos 5.565 municípios brasileiros. Neste site você encontra as informações sobre todas as etapas de realização do Censo 2010, com destaque para os resultados da pesquisa.

  • Posso responder o Censo pela Internet?
    Pode. A resposta pela Internet será possível em todos os 5.565 municípios brasileiros.
  • Como faço para responder o Censo pela Internet? A opção pelo preenchimento do questionário pela Internet poderá ser solicitada no momento da visita do recenseador ao seu domicílio. Nesse caso, o recenseador lhe entregará uma carta lacrada, que contém as instruções para acessar o questionário num site específico, incluindo um código de acesso, que é único para cada domicílio, e as senhas de segurança.
  • O preenchimento do questionário pela internet é seguro?
    O IBGE oferece mecanismos de segurança como a autenticação, criptografia e validação da autenticidade do site. A autenticação no questionário on-line é feita através de um código de acesso único e tabela de senhas diferenciadas. Esses dados estarão numa carta com orientações de preenchimento a ser entregue em envelope lacrado na residência do morador pelo recenseador. O questionário on-line também utiliza um certificado de segurança reconhecido pela entidade certificadora Verisign e através de protocolo de segurança https garante a criptografia dos dados trafegados pela rede, garantindo assim a proteção dos dados dos usuários.
  • Estou respondendo o questionário pela internet, mas tenho dúvidas em relação a alguns conceitos e ao que está sendo pedido em algumas perguntas. A quem posso recorrer?
    O questionário on-line possui várias formas de ajuda. Nele, você irá encontrar links com explicação de conceitos e ícones de ajuda no preenchimento. Em relação aos conceitos, em caso de dúvida, é preciso passar o mouse sobre a palavra (tem a cor diferenciada do resto do texto) para ler a explicação. E algumas perguntas possuem um ponto de interrogação no qual é preciso passar o mouse para ler a explicação. Se ainda assim você tiver dúvidas na hora do preenchimento, deverá entrar em contato com o IBGE através do telefone 0800 721 8181.
  • O questionário do Censo 2010 estará disponível na homepage do IBGE?
    O questionário do Censo 2010 não está disponível no site do IBGE para preenchimento, apenas para consulta. Para responder, é preciso acessá-lo em endereço específico através de código de acesso e senha que constam na carta entregue pelo recenseador.
  • Depois que eu receber o envelope lacrado contendo a carta, até quando posso preencher o questionário pela Internet?
    O questionário deve ser preenchido na Internet em até cinco dias a partir da data de recebimento da carta com as instruções de acesso.
  • Preciso responder o questionário completo de uma só vez?
    Você poderá responder as perguntas do questionário de uma só vez ou por partes se assim preferir, já que o sistema salva as respostas automaticamente. Entretanto, há um limite para acesso ao questionário: você poderá acessar o questionário até 40 vezes, pois a carta contém 40 senhas de segurança. A cada vez que você acessar o questionário para responder as perguntas, o sistema solicitará uma senha que consta na tabela de senhas da carta que recebeu do recenseador.
  • Perdi a carta com o código de acesso ao questionário que o recenseador entregou. Como devo proceder?
    Entre em contato com o atendimento do IBGE, de domingo a domingo das 8:00 às 22:00 pelo telefone 0800-7218181 e comunique a perda do envelope com o código de acesso. Se o código de acesso foi perdido antes de você ter iniciado o preenchimento do questionário, após ter feito contato telefônico com o atendimento do IBGE para informar o fato, o recenseador retornará ao seu domicílio com um envelope contendo novo código de acesso, que sobrescreverá o antigo que foi perdido. E se o código de acesso foi perdido após você ter iniciado o preenchimento do questionário, após sua ligação para o atendimento do IBGE, o recenseador retornará ao seu domicílio com um envelope contendo o mesmo código de acesso para que você possa continuar o preenchdimento do questionário de onde parou, já que as respostas fornecidas antes da perda do código de acesso são salvas pelo sistema.
  • O que acontece se eu não responder o questionário da Internet dentro do prazo estipulado?
    Após os cinco dias de prazo, caso o questionário não tenha sido preenchido, o IBGE entrará em contato através de ligação telefônica automática. Se após 48 horas dessa ligação você não responder o questionário, uma atendente da Central Telefônica do IBGE ligará para lembrá-lo do preenchimento. Se mesmo assim, o questionário não for preenchido, você receberá novamente uma visita do recenseador que realizará a entrevista pessoalmente.
  • Qual a garantia que eu tenho de ter respondido o Censo 2010 pela Internet?
    Ao finalizar o preenchimento do questionário, o sistema emitirá um número de recibo que atesta que seu preenchimento foi feito com sucesso.


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística