Assim como nos censos anteriores, o IBGE instalou Comissões que funcionaram como canal de comunicação entre o Instituto e os representantes da sociedade em cada município.
As Comissões Municipais de Geografia e Estatística e as Comissões Censitárias Estaduais participaram de diferentes segmentos das sociedades locais para dar apoio e monitoramento à operação censitária. Formadas por membros do IBGE, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município e de organizações civis, seu principal objetivo foi colaborar para que o recenseamento local se efetivasse com êxito, criando facilidades para sua realização, seja através da mobilização da população ou de apoio na instalação dos postos de coleta, entre outras iniciativas.
As Comissões tiveram um papel fundamental para dar transparência aos trabalhos e facilitar a operação censitária em diversas etapas desde a preparação até a coleta. Seus membros atuaram no interesse direto das suas comunidades e facilitaram a caminhada do IBGE para realização do Censo 2010, de modo rápido e eficiente e, acima de tudo, com resultados fidedignos.
Última atualização: Reuniões sobre áreas de ponderação
Reuniões sobre os aglomerados subnormais
Regulamentação CMGE- maio 2009
Atas das Comissões Censitárias Estaduais