No Censo 2010, mais de 190 mil recenseadores visitaram 67,6 milhões de domicílios nos 5.565 municípios brasileiros. Neste site você encontra as informações sobre todas as etapas de realização do Censo 2010, com destaque para os resultados da pesquisa.

Existe algum site sobre o Censo? - O site do Censo 2010, disponível no portal do IBGE na Internet, detalha todas as etapas dessa grande operação. Acesse www.censo2010.ibge.gov.br.

É possível responder o Censo pela Internet? - O questionário poderá ser preenchido pela Internet. Nesse caso, o morador, após ter sido visitado pelo recenseador, e manifestar seu desejo de responder pela Internet, tendo em vista sua absoluta impossibilidade de responder diretamente ao recenseador, receberá um envelope contendo e-tickets (códigos de acesso) que lhe darão acesso ao questionário num site específico, com segurança atestada por autoridade certificadora, garantindo a criptografia e o sigilo das informações prestadas. O questionário não estará na homepage do IBGE, e não será possível acessá-lo sem antes receber a visita do recenseador. Importante alertar que o IBGE não enviará nenhum e-mail solicitando preenchimento de questionários.

E se os moradores não responderem? - Caso o morador que tenha se comprometido a responder pela Internet não o faça em dez dias, o sistema de acompanhamento do Censo atesta o fato e o recenseador deverá retornar quantas vezes se fizer necessário ao domicílio em questão para realizar a entrevista.

Como é feito o acompanhamento da coleta de dados? - O acompanhamento da coleta do Censo 2010 pelo IBGE será realizado em tempo real. As informações de campo são transmitidas a um sistema que permite o acompanhamento da evolução dos trabalhos, oferecendo relatórios e gráficos que demonstram a situação do andamento da coleta de dados, ou seja, os setores censitários em andamento, paralisados, concluídos etc.; e as quantidades de domicílios e pessoas já recenseadas. Desta forma, o sistema integra os vários conjuntos de informações e recortes de interesse dos diferentes níveis de gestão do Censo, municipal, regional, estadual e nacional, faz críticas imediatas, identifica eventuais falhas de cobertura e automatiza o fechamento da coleta nos municípios e a liberação do pagamento dos recenseadores quando concluída sua tarefa (fechamento do setor censitário).

E como é feita a transferência dos dados dos PDAs dos recenseadores para o IBGE? - A transmissão de dados para o IBGE é feita dos cerca de 7.000 postos de coleta que serão instalados em todo o país, e também pela Internet (no caso dos questionários respondidos por este meio).

O IBGE usará esses aperfeiçoamentos após o Censo? - O Censo 2010 é o maior projeto da Instituição e permitirá ao IBGE oferecer a seus usuários retratos cada vez mais interativos e espacializados, culminando na disseminação de informações numa base digital, parte fundamental da construção da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais e Estatísticos (INDE) – aproximando as áreas de Geografia e Estatística.

No âmbito interno, todas as inovações tecnológicas, as melhorias nos processos de trabalho e os produtos gerados – como a Base Territorial em plataforma digital associada ao Cadastro de Endereços – deixarão enormes ganhos de qualidade e eficiência para outras pesquisas e projetos da Instituição, como, por exemplo, as demais Pesquisas Domiciliares.


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística